Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada



O que é o exame de Tomografia Computadorizada – TC?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem, muito utilizado em medicina para o diagnóstico das patologias de todos os segmentos do corpo humano, entre eles o crânio. Trata-se de um exame que utiliza um feixe de raios-X, emitido por uma ampola, de dentro do aparelho, que gira em torno do corpo e gera imagens como fatias corporais (como radiografias transversais, processadas por um computador, fornecendo imagens bem detalhadas da região a ser estudada pelo médico).

A grande vantagem da TC em relação ao exame de raio-X é a aquisição de imagens mais precisas e detalhadas, o que a torna um exame mais eficiente na detecção de lesões, fraturas ou tumores ainda muito pequenos, o que permite um diagnóstico mais precoce na maioria dos casos e, portanto, um melhor prognóstico com o tratamento.

Como é feito o exame?

Para a realização do exame, o paciente deita-se sobre uma maca, que passa por um arco, aberto, no qual a ampola está situada. O exame é bem rápido, porém o paciente precisa permanecer imóvel durante a aquisição das imagens. Por esse motivo, alguns pacientes muito agitados e algumas crianças pequenas podem necessitar de sedação.

Existe alguma contraindicação para a realização do exame ou complicações?

A gestação é a única contraindicação à realização do exame de Tomografia Computadorizada, pois a radiação ionizante pode trazer riscos de malformação ao feto, especialmente no primeiro trimestre de gestação.

Em alguns casos, como, por exemplo, para o estudo de vasos (vascularização dos órgãos), pode ser necessária a administração de contraste via endovenosa. Pacientes alérgicos ou com antecedentes de reações prévias leves ao contraste, ou ainda pacientes alérgicos a medicamentos, portadores de asma ou rinite são orientados à realização de preparo com antialérgicos antes do exame, para minimizar os riscos de reações adversas.

Com a administração de contraste, o paciente pode sentir um gosto metálico na boca e um calor pelo corpo, além de náuseas. Sendo assim, para evitar a ocorrência de vômitos, recomenda-se, em geral, jejum de 4-6 horas antes da realização do exame. Para maiores informações, é recomendado entrar em contato com o Centro de Radiologia onde será realizado o exame, para obter maiores detalhes de orientações e preparos.

Pacientes em uso da medicação Metformina, para Diabetes Mellitus, poderão receber a orientação de suspender a mesma antes da realização do exame, para evitar complicações renais.

Observação Importante:

Em caso de o paciente possuir exames de Tomografia realizados previamente, recomenda-se levar os resultados para a elaboração de um laudo comparativo pelo Médico Radiologista.