Tremores

Tremores



O que é tremor?

Tremor é o termo médico para definir um “estremecimento” ou “agitação”, constituindo-se, assim, tremor repetitivo e involuntário de uma parte do corpo, mais comumente as mãos ou a cabeça. O tremor pode significar uma desordem primária ou pode ser um sinal de outro problema de saúde.

Existem vários tipos diferentes de tremor. Todos eles se enquadram em um de 03 grupos principais:

  • Tremores de repouso – tremores de repouso acontecem enquanto você está sentado ou deitado e relaxado;
  • Tremores posturais – tremores posturais acontecem quando você tenta segurar uma parte do corpo em uma posição diferente de sua posição de repouso, ou seja, assumindo determinada postura (como por exemplo estendendo os braços à sua frente);
  • Tremores de ação – Tremores de ação acontecem quando você move os membros intencionalmente, ou seja, durante a execução de uma ação.

Quais são as causas mais comuns de tremor em repouso?

A causa mais comum de tremor em repouso é a Doença de Parkinson. Se essa for a causa de seu tremor, seu médico provavelmente se concentrará no tratamento de sua doença de base, ajudando-o a reduzir seus tremores.

Outros problemas que podem causar tremores de repouso incluem doenças que danificam partes do cérebro e uma condição rara chamada Doença de Wilson, a qual ocasiona o acúmulo de cobre no organismo.

Quais são as causas mais comuns de tremores posturais e de ação?

A causa mais comum é algo chamado tremor “fisiológico”. Todos, mesmo pessoas que são saudáveis, têm um pouco de agitação nas mãos. É normal, e você não costuma notá-lo, porque é muito leve. Mas, em alguns casos, esse tremor “fisiológico” ou normal poderá tornar-se exagerado. Isso poderá acontecer:

  • Se tomar certos medicamentos, tais como os utilizados para tratar a depressão, ou asma e outros problemas respiratórios;
  • Se você beber café, fumar cigarros ou tomar remédios chamados “estimulantes”;
  • Se você estiver ansioso ou com medo;
  • Se seus músculos estiverem muito cansados (fadiga muscular), como por exemplo após exercício extenuante;
  • Se os efeitos do álcool ou de outras drogas estiverem terminando (abstinência);
  • Se tiver glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo);
  • Se tiver febre.

Se o seu tremor for causado por um dos problemas listados acima, o tremor deverá desaparecer assim que o problema se resolver. No caso de o seu tremor ser causado por um medicamento, seu médico poderá, provavelmente, alterar esse medicamento ou a sua dose.

Outra causa importante e comum de tremor postural e de ação é o Tremor Essencial, descrito a seguir.

O que é tremor essencial?

Tremor essencial é o termo médico usado para descrever tremores que não parecem ser fisiológicos ou ligados a qualquer problema de saúde. Os médicos não conhecem ainda o que causa o tremor essencial, mas sabem que ele pode ser transmitido nas famílias.

Tremor essencial pode começar a qualquer momento da vida, às vezes tão cedo quanto na infância. Mais comumente, tremor essencial torna-se perceptível no adulto jovem ou alguns anos mais tarde. O tremor tende a afetar as mãos e braços e poderá afetar mais um lado que o outro (esquerdo ou direito).

As pessoas que têm tremor essencial geralmente apresentam tremores quando tentam sustentar seus braços estendidos e imóveis, e também tendem a tremer quando movem suas mãos com um objetivo em mente. Por exemplo, suas mãos podem tremer quando tentam escrever, beber ou tocar o nariz com o dedo.

O tremor essencial às vezes afeta a cabeça. Isso faz com que pareça que a pessoa está balançando a cabeça tipo “sim-sim” ou sacudindo a cabeça tipo “não-não”.

Outras causas

Outras possíveis causas de tremores posturais e de ação incluem:

  • Tremores cerebelares, causados por danos a uma parte do cérebro chamado cerebelo que ajuda a coordenar os movimentos;
  • Tremor de intenção (também chamado de tremor cinético), que normalmente aumenta em gravidade à medida que a mão se aproxima de seu alvo e é devido a distúrbios ao longo das vias que ligam o cerebelo a outras partes do cérebro; as causas mais comuns são esclerose múltipla, trauma do tronco cerebral e acidente vascular cerebral;
  • Tremor primário da escrita, que ocorre exclusivamente durante a escrita e não durante outros movimentos voluntários;
  • Tremor ortostático, que é limitado às pernas e ocorre apenas quando a pessoa está em pé;
  • Ansiedade e outros problemas psicológicos.

Existe um teste para descobrir a causa do tremor?

Não há nenhum teste, mas o seu médico poderá definir o tipo do seu tremor apenas fazendo perguntas e observando você se movimentar. Seu médico poderá solicitar um exame de imagem do crânio ou exames de sangue para certificar-se de que seu tremor não é causado por algo sério, sendo mais provável, entretanto, que o mesmo seja capaz de definir de imediato a razão do problema apenas fazendo um exame clínico-neurológico completo.

Como o tremor é tratado?

Se o tremor for causado por outro problema clínico, tratar esse problema – se ele puder ser tratado – em geral ajudará a reduzir o tremor também. Por exemplo, pessoas cujo tremor é causado por altos níveis de hormônio da tireoide, muitas vezes pararão de tremer quando seus níveis hormonais voltarem ao normal.

Mesmo quando não há outros problemas clínicos envolvidos, existem tratamentos que podem ajudar. Há alguns medicamentos que podem reduzir o tremor da maioria dos pacientes. Se esses medicamentos não forem suficientemente eficazes e o tremor for grave, ainda assim será possível ter um dispositivo implantado no cérebro, o qual poderá ajudar a controlar o tremor.

Converse sempre com seu médico para que seja avaliada a melhor opção terapêutica para o seu caso.