Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia – ENMG

O que é o exame de ENMG?

O exame de Eletroneuromiografia (ENMG) é um método neurofisiológico para diagnóstico e prognóstico das lesões do Sistema Nervoso Periférico, e fornece, adicionalmente, informações sobre a localização dessas lesões, tais como: medula espinhal; raízes motoras; plexos; nervos periféricos; junção neuromuscular; e músculos.

Quais as principais indicações para realizar uma ENMG?

Os sintomas mais comuns, que levam à solicitação do exame, são: formigamentos / dormências; falta de sensibilidade em alguma região específica; perda de força muscular; atrofia muscular; e dor muscular.

Como é feito o exame?

O exame é realizado em duas etapas:

• Na primeira etapa, é realizada a estimulação dos nervos periféricos sensitivos e motores (testes de neurocondução), através do uso de uma corrente elétrica; essa corrente tem intensidade suficiente para gerar uma resposta consistente, porém suportável para o paciente;
  • Na segunda etapa, é utilizado um eletrodo de agulha descartável e de uso único, para auxiliar na determinação da gravidade das alterações identificadas na primeira parte do exame.

No dia do exame, o paciente é orientado a não utilizar cremes hidratantes ou outros produtos nas regiões que serão examinadas; deve ainda vestir roupas folgadas e de fácil remoção, caso seja necessário.

Existe alguma contraindicação para a realização do exame?

Existem algumas contraindicações para a realização do exame, como por exemplo o uso de marcapasso, pele com infecção ativa e contagem muito baixa de plaquetas ou distúrbios da coagulação (secundários ou não ao uso de anticoagulantes).

O ideal é sempre consultar o médico que realizará o exame, informando sempre se o paciente utiliza algum dispositivo (como marcapasso), faz uso de alguma medicação ou possui alguma doença. Dessa forma, o médico avaliará a possibilidade de realizar, ou não, todas as etapas do exame com segurança.

Em alguns casos em que a segunda parte do exame estiver contraindicada por algum motivo, a primeira etapa já poderá auxiliar no diagnóstico e no raciocínio clínico de seu médico, para que sejam otimizadas todas as opções de tratamento para o caso em questão.

Sempre converse com seu médico, pois ele saberá a real indicação de cada exame e pesará os riscos-benefícios dos exames e possíveis procedimentos a serem realizados.